terça-feira, 28 de outubro de 2014

Biografia de S.G. Yamuna Devi Dasi (ACBSP)

Biografia de Yamuna Revela uma Vida de Devoção Imaculada

por: Madhava Smullen ISKCON News


em 24 de outubro de 2014

A Capa do Livro

Uma nova obra de dois volumes dará aos leitores uma visão íntima e pessoal na jornada de uma das mais amadas devotas da ISKCON – Yamuna Devi, uma pioneira da ISKCON e uma das primeiras discípulas de Srila Prabhupada.




Yamuna faleceu em 20 de dezembro de 2011 aos 69 anos, e “Yamuna Devi: Uma Vida de Devoção Imaculada” (ainda sem publicação em português: Yamuna Devi: A Life of Unalloyed Devotion) é por si uma oferenda amorosa de devoção de alguns dos muitos devotos que foram profundamente impactados por ela.


[…]

Yamuna Devi com Srila Prabhupada

Interessantemente, “Yamuna Devi: Uma Vida de Devoção Imaculada” começou como memórias pela própria Yamuna, após muitos irmãos e irmãs espirituais pedirem para ela escrever sobre sua extraordinária vida.
[…]



Antes de falecer, Yamuna pediu várias vezes a Dinatarini para completar suas memórias para ela. O resultado está em 1.080 páginas [...]

Yamuna cozinhando

Eles detalham como ela aprendeu a cozinhar com Srila Prabhupada; como ela e suas amigas estabeleceram um segundo templo da ISKCON em São Francisco; como ela e dois outros casais começaram o Movimento Hare Krishna na Inglaterra; e como ela gravou a canção “Govindam” com Geroge Harrison.

E, claro, ouvimos sobre como ela viajou com Prabhupada na Índia; e como seu épico livro de receitas da Cozinha do Senhor Krishna nomeado para a o Livro de Culinária do Ano da Associação Internacional de Profissionais de Culinária.


[...]

Londres, abril de 1994. 

O livro também fala abertamente sobre os desafios de Yamuna enquanto trabalhava numa posição de administração superior na ISKCON Vrindavan, Índia, numa época na história da ISKCON quando as mulheres sofreram muitos destratamentos.

Sentindo-se denegrida simplesmente por seu gênero, Yamuna deixou o projeto do templo Krishna Balarama em 1974 para começar um ashram de mulheres no Oregon com sua irmã espiritual Dinatarini. Ao fazer isso, ela deparou-se com críticas dos líderes masculinos que disseram que ela nunca poderia fazer avanço na vida espiritual por ela ter “deixado a ISKCON” e a associação dos devotos.

Yamuna escreveu para Prabhupada para dizer-lhe que ela tinha deixado a consciência de Krishna ou sua dedicação a ele, e para expressar seu medo de que ela não tivesse mais as bênçãos dele. Em 1975 Prabhupada encontrou-se com Yamuna em Los Angeles e com lágrimas nos olhos lhe disse que ele havia sentido muito a falta dela na abertura do templo Krishna Balarama.

Os dois riram e brincaram como velhos amigos e então, respondendo à carta dela, Prabhupada disse a Yamuna que “a ISKCON está onde você canta os Santos Nomes de Krishna” e que “a Associação pode ser de dois ou de duzentos. Mas você deve ser compatível. Se vocês são dois e são compatíveis, vocês podem voltar ao Supremo. Mas se vocês são duzentos e não compatíveis” – aqui ele abriu seus olhos largamente – “Então ninguém fará qualquer avanço.”

Yamuna e Dinatarini

“Há tanta informação errada sobre Srila Prabhupada e seu tratamento às mulheres nos significados”, diz Dinatarini. “Mas nós tivemos experiência direta onde Srila Prabhupada pessoalmente nos protegeu de muitas coisas que estavam acontecendo. E nós entendemos que, nós sentimos tão profundamente o cuidado e a preocupação dele com todas as mulheres dentro da ISKCON.”
[…]



 “Yamuna Devi: A Life of Unalloyed Devotion” está disponível para pré-compra em krishnamagic.comKrishna.com, Bhaktivedanta Library Services (Europe), e De Publishers (India).

 Página 157 sobre os encontros de Yamuna com George Harrison


Veja aqui fotos do lançamento do livro em Vrindavan por Indradyumna Swami



Tradução e resumo “[...]” por David Britto, 28 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário