terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pesquisa Sobre Hábitos Alimentares da Índia (com tabelas)




Edição online do Jornal Nacional da Índia



Segunda-feira, 14 ago 2006

Por Yogendra Yadav e Sanjay Kumar

É a Índia um país predominantemente vegetariano? Como os hábitos alimentares estão relacionados com a casta, comunidade e região? A pesquisa Estatal Nacional do The Hindu-CNN-IBN lança nova luz sobre os comportamentos indianos com comida, bebida e tabaco.

Veja as tabelas da pesquisa abaixo

Nova Deli: os hábitos alimentares e as preferencias de dieta são de considerável interesse para uma ampla variedade de estudiosos. Aqueles que estudam a cultura indiana frequentemente se perguntam se a imagem da Índia como um país predominantemente vegetariano está correta. Análises de mercado querem saber sobre os novos hábitos alimentares da classe média indiana. Os economistas pensam a comida como uma medida de bem-estar. Apesar deste interesse difundido, houve poucas tentativas de estudar os hábitos alimentares da população indiana. A pesquisa Estatal Nacional do The Hindu-CNN-IBN é uma das poucas tentativas. A pesquisa, conduzida entre 1 e 6 de agosto [2006] é baseada em entrevistas com 14.680 consultados, espalhados ao longo de 883 aldeias e áreas urbanas em 19 estados.

Apressada
A pesquisa confirma a difundida impressão de que a imagem popular de uma Índia vegetariana é apressada. O ex-professor Kumar Suresh Singh analisou os dados do projeto Povo da Índia (People of India) para mostrar que a maioria de nossas comunidades não é vegetariana. A pesquisa atual estabelece cifras não apenas das nossas comunidades, mas também dos indivíduos e famílias.

As descobertas mostram que apenas 31% dos indianos são vegetarianos. A cifra é de 21% para famílias (com todos os membros vegetarianos). Outros 9% da população é ‘ovo-vegetariana’, ou seja, vegetarianos que comem ovos.

O vegetarianismo tem um padrão previsível: as mulheres são mais suscetíveis de ser vegetarianas do que os homens e ainda aquelas acima da idade de 55. Mas, não há uma correspondência ampla entre idade e vegetarianismo. Entre os jovens, a cifra é apenas levemente abaixo da média nacional.

As descobertas mostram que o vegetarianismo é uma função de prática cultural herdada mais do que uma crença individual. A religião e a comunidade interferem: já que 55% dos brâmanes são vegetarianos. A cifra correspondente aos Adivasis é de 12%. Os hindus que celebram todos os dias são mais suscetíveis de ser vegetarianos, mas a maioria de todos os hindus é não-vegetariana. Interessantemente, 8% dos cristãos também são vegetarianos.

Estados Costeiros
A pesquisa mostra que a localização regional interfere mais do que a casta ou comunidade. Como esperado, a mais baixa proporção de famílias vegetarianas está em estados costeiros, como o Kerala (2%), Tamil Nadu (8%), Andhra Pradesh (4%), Orissa (8%) e Bengal (3%). A maioria dos estados do interior, especialmente no oeste e norte, é de locais com a maior proporção de famílias vegetarianas: Rajasthan (63%), Haryana (62%), Punjab (48%), Uttar Pradesh (33%), Madhya Pradesh (35%) e Gujarat (45%).

A pesquisa também lança luz sobre algumas mudanças de hábitos alimentares devido à influência da ‘modernidade’. Chá ou café são consumidos por 77% das pessoas diariamente. Bebidas frias ainda estão por se atualizar: apenas 4% as consomem diariamente. Mas, esta cifra sobe para 30% se os consumidores irregulares forem incluídos. O consumo é notavelmente maior entre a os jovens. Um pouco menos da metade da Índia urbana e um pouco menos do que um quarto da Índia rural consomem bebidas frias.

O fumo é difundido. 21% fumam cigarros ou bidis [cigarrilhas tradicionais] diariamente. Mas, não há evidencias do aumento do fumo entre os jovens.

Similarmente, não há evidência de que mais jovens estejam bebendo. 13% bebem regularmente ou às vezes. A incidência mais alta é entre os de meia-idade (entre 36 e 45 anos) e entre comunidades onde não há tabus para beber.

Mas, estas descobertas poderiam ser uma subestimação já que quase 2/3 dos consultados acreditam que a bebida aumentou em suas localidades na última década. Isto é verdade mesmo em Gujarat, onde há proibição em vigor. Uma esmagadora maioria é a favor de ações estatais para prevenir a difusão do consumo de álcool. Todas as pesquisas conduzidas na última década reportaram níveis similares de apoio à proibição estatal imposta.

A pesquisa do The Hindu -CNN-IBN também fornece evidência da qualidade nutricional do alimento e a extensão da privação de comida. A maioria declara que a qualidade de seu alimento ingerido é melhor do que 10 anos atrás e melhor do que seus pais comiam. O mesmo é verdade dos ingredientes nutricionais ingeridos, como leite para crianças, grãos e cereais. Muitos estudos acadêmicos apontaram para o declínio ou estagnação no consumo de grãos e cereais, mas isto não é refletido na percepção das pessoas. Mas, há uma classe baixa que compreende a base de 1/5 que declara um declínio na qualidade do consumo de alimento.

Sinal Alarmante
O maior sinal de alarme desta pesquisa vem em resposta à pergunta sobre a experiência da fome. Um total de 35% diz que pelo menos uma vez durante o último ano eles, ou alguém em sua família, não pôde ter duas refeições regulares por dia. 7% diz que isto acontecia ‘frequentemente’. Este incidente é maior entre os Dalits, os Adivasis e os pobres urbanos e rurais. A pesquisa é um lembrete de que a fome não está relacionada apenas às calamidades naturais ou a escassez. É uma realidade presente diariamente em nosso país.

Maioria dos indianos é
de não-vegetarianos
Pessoas
Famílias
Vegetarianos
31
21
Vegetariano que comem ovos
9
3
Não-vegetarianos
60
44
Misturados
32
Nota: todos as cifras em porcentagem de todos os consultados. Família aqui inclui pais, consultado e cônjuge. As cifras aqui são de famílias onde todos caem na mesma categoria. Os 32% restantes de famílias têm padrões misturados.
Mais mulheres
são vegetarianos
Mulheres
34
Homens
28
Velhos (55 anos para cima)
37
Jovens (até 25 anos)
29
Hindus Religiosos
43
Hindus Não-Religiosos
28
Nota: cifras em porcentagem. Hindus Religiosos são os que celebram diariamente. Hindus Não-Religiosos são os que nunca celebram.

Religião e casta interferem nas preferências alimentares …
Brâmanes
55
Outras Castas Superiores
28
Dalit
15
Adivasi
12
Mulçumanos
3
Cristãos
8
Nota: todas as cifras em porcentagem de famílias vegetarianas em grupos relevantes

Mas, a localização regional
interfere muito mais
Interior Hindi (heartland)
29%
Estados Sulistas
12%
Estados Costeiros têm muito
poucas famílias vegetarianas
Andhra Pradesh
4
Kerala
2
Orissa
8
Tamil Nadu
8
Estados do interior no norte e
oeste têm mais vegetarianos
Rajasthan
63
Haryana
62
Punjab
48
Gujarat
45
Madhya Pradesh
35
Uttar Pradesh
33
Nota: todas as cifras em porcentagem de famílias vegetarianas em grupos relevantes

Consumo Regular de...
Chá e café (diariamente)
77%
Leite (diariamente)
40%
Bebida fria (semanalmente)
15%
Comer fora (ocasionalmente apenas urbanos)
23%
Álcool (ocasionalmente)
14%
Fumar (diariamente)
21%
Novas tendências e
hábitos alimentares
Que consomem...
Rural
Urbano
Chá/café
83
96
Bebidas frias
22
44
Comem fora em restaurantes (áreas urbanas apenas)
   ---
23
Nota: cifras em porcentagem dos que consomem estes itens seja diariamente ou uma a duas vezes por semana ou uma ou duas vezes por mês.
Fumo mais difundido que bebidas

Bebida
Fumo
Todos
13
27
Jovem rural, homens
16
30
Jovem rural, mulheres
5
9
Jovem urbana, mulheres
3
5
Jovem urbano, homens
13
22
Nota: cifras em porcentagem daqueles que consomem estes itens seja diariamente ou uma a duas vezes por semana ou uma ou duas vezes por mês.

A última década testemunhou um aumento de bebida, tanto em áreas rurais quanto urbanas
Em sua localidade a bebida...
Todos
Rural
Urbano
Aumentou muito
40
40
41
Aumentou um pouco
24
24
24
Permaneceu o mesmo
13
12
13
Diminuiu
14
15
12
Nota: toda as cifras em porcentagem do grupo relevante

Difusão do apoio à proibição
Governo deveria banir o consumo de álcool
73
Os que bebem não devem ser impedidos
18
Sem opinião
9
Nota: todas as cifras em porcentagem de todos os consultados

O povo acha que come
melhor agora do que antes
A qualidade do alimento consumido na família tem...
Comparado à geração dos pais
Melhorou
45%
Permaneceu a mesma
30%
Deteriorou
23%
Nota: todas as cifras em porcentagem de todos os consultados. O resto: não sabe.

Quase 1/3 dos indianos
passou fome no último ano
Frequentemente
8%
Ás vezes
27%
Nunca
65%

Os que passaram fome
Todos
35%
Pobres Rurais
45%
Pobres Urbanos
40%
Dalit
44%
Adivasi
50%
Nota: todas as cifras em porcentagem dos consultados nas categorias relevantes que responderam à pergunta "No último ano, qual foi a frequência de você, ou qualquer membro de sua família, ter que passar sem duas refeições regulares"

Fonte da matéria: The Hindu
Fonte das tabelas da pesquisa: CNN-IBN e The Hindu
Tradução por David Britto, 11 set 2012
Disponível também no blog Notícias Vaishnavas Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário